China considera diplomacia britânica ‘extremamente irresponsável’ na questão síria


Liu Waimin, porta-voz da chancelaria chinesa. Foto: n.i.

China considera diplomacia britânica ‘extremamente irresponsável’ na questão síria

Correio do Brasil – 08/01/2012

Em um duro ataque ao chanceler britânico, William Hague, a China demonstrou sua aversão às críticas do diplomata quanto à decisão soberana daquele país de vetar uma resolução contra a Síria, no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Porta-voz da chancelaria chinesa, Liu Weimin, disse que Hague foi “extremamente irresponsável” por ter criticado o veto do governo chinês e que teria “motivos escusos” para suas críticas. Foram os mais incisivos comentários chineses desde o veto do fim de semana na ONU.

Países árabes e ocidentais protestaram contra a recusa da Rússia e da China à resolução que abriria a possibilidade de um ataque internacional a Damasco, em um plano regional árabe o qual pedia, entre outros pontos, que o presidente sírio, Bashar al Assad, se afastasse do poder. Hague, após a votação em que Rússia e China haviam impedido os planos da Organização do Tratado Atlântico Norte de bombardear posições na Síria, disse que tanto a China quanto a Rússia, “com sua atitude, abandonam o povo sírio e só incentivam o regime brutal do presidente (Bashar) al-Assad a cometer ainda mais matanças, como aconteceu em Homs nestas últimas 24 horas”, declarou o ministro, em um comunicado. Nesta quarta-feira, coube ao governo chinês repelir as críticas:

– Tais acusações são extremamente irresponsáveis, com motivos escusos, e os chineses as consideram totalmente inaceitáveis – disse Liu, respondendo a uma pergunta de um repórter do diário chinês China Daily.

O porta-voz acrescentou que o veto chinês se baseou “nos princípios e na Carta da ONU, na tradicional política externa da China, e também na salvaguarda dos interesses fundamentais e de longo prazo do país”. Liu disse que a China continua comprometida com uma solução pacífica para a crise síria. Na terça-feira, o governo chinês anunciou o envio de um diplomata ao Oriente Médio para discutir a situação.

Apoio da Rússia

O ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, também denunciou a reação “indecente e histérica” do Ocidente depois do veto russo e chinês a uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que condena a repressão na Síria.

– Certos votos no Ocidente que reagiram à votação da ONU são indecentes e quase histéricos – declarou Lavrov.

O Irã, por sua vez, elogiou o veto de Rússia e China à condenação do regime do presidente Bashar Al Assad no Conselho de Segurança da ONU e indicou que essa atitude evitou que os países ocidentais usassem o organismo internacional como ferramenta de defesa de seus interesses.

Em declarações divulgadas pela agência iraniana de notícias Fars, o ministro das Relações Exteriores iraniano, Ali Akbar Salehi, afirmou que o Ocidente pretendia impor uma liderança concreta na Síria por meio de sanções ao país e disse que o Conselho de Segurança não tem competência para interferir nos assuntos internos de um país.

– Os países ocidentais propunham derrubar o presidente sírio e entregar o poder ao vice-presidente, mas nada na legislação internacional inclui a autorização para interferir nos assuntos internos de outro país – afirmou Salehi.

O chanceler iraniano disse que Rússia e China enviaram uma minuta de resolução ao Conselho de Segurança para solucionar a crise síria e lembrou que os Estados Unidos “vetaram a aprovação de mais de 60 propostas de resolução (no Conselho de Segurança) contra o regime sionista (Israel)”, o que para ele demonstra que Washington utiliza a ONU como instrumento e que “apoia os interesses de certos países” nesse fórum.

Fonte: http://correiodobrasil.com.br/china-considera-diplomacia-britanica-extremamente-irresponsavel-na-questao-siria/373859/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s