EUA admite que Coreia do Norte pode ter míssil nuclear pela primeira vez


EUA e Coreia

EUA admitem pela primeira vez que Coreia do Norte pode ter míssil nuclear

Opera Mundi – 12/04/2013

Um documento do Pentágono divulgado pelo jornal The New York Times nesta sexta-feira (12/04) afirma que a Coreia do Norte pode ter arma nuclear “do tamanho ideal para ser lançada em forma de míssil”. É a primeira vez que o governo norte-americamo admite tal possibilidade.

Até então, o governo dos EUA acreditava que os norte-coreanos não seriam capazes de efetuar um ataque nuclear em um alvo distante – como, por exemplo, a costa oeste norte-americana. O relatório do departamento da Defesa adverte também que é necessário ter cautela com as ameaças da Coreia do Norte.

O Pentágono acredita, segundo o documento, que Pyongyang ainda tem dificuldades para desenvolver mísseis de precisão, capaz de atingir um alvo específico. A informação foi divulgada em audiência pública do Comitê de Serviços Armados do governo dos EUA pelo senador republicano.

Sabendo do impacto da informação, o diretor da Agência de Inteligência dos EUA, por meio de nota oficial, disse que o que o relatório divulgado pelo Pentágono não pode ser considerado um consenso entre os especialistas do setor. “A Coreia do Norte não demonstrou capacidade necessária para disparar uma míssil nuclear”, afirmou James R. Clapper Jr.

As informações foram divulgadas pelo Pentágono no mesmo dia (12) que o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, afirmou que não vai aceitar que a Coreia do Norte se transforme em uma potência nuclear e afirmou que o regime de Pyongyang deve acabar com suas “inaceitáveis” ameaças.

“A retórica que estamos escutando de lá é inaceitável de qualquer ponto de vista”, disse o secretário de Estado em entrevista coletiva concedida após seu encontro com o chanceler sul-coreano, Yun Byung-se.

John Kerry reiterou que os EUA vão fazer o necessário para “defender os aliados”. No entanto, afirmou que o “verdadeiro objetivo” não deve ser a defesa e, sim, a aposta pela paz.

Kerry advertiu hoje de que a Coreia do Norte cometeria um “erro enorme” se realizar um lançamento de mísseis, uma possibilidade que os serviços de inteligência consideram iminente. O secretário de Estado realiza sua primeira visita a Coreia do Sul como principal responsável da diplomacia americana.

Fonte: http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/28311/eua+admitem+pela+primeira+vez+que+coreia+do+norte+pode+ter+missil+nuclear.shtml

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s