Visita a Washington adiada e defesa cibernética debatida entre Brasil e Argentina


obama dilma

Foto: Fernando Bizerra / Efe.

Visita a Washington adiada e defesa cibernética debatida entre Brasil e Argentina

Opera Mundi – 18/09/2013

Sem ter recebido explicações satisfatórias do governo norte-americano, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, decidiu adiar a visita oficial aos Estados Unidos que estava programada para o dia 23 de outubro. O anúncio foi feito através de um comunicado na tarde desta terça-feira (17/09) pelo Palácio do Planalto.

“O governo brasileiro confia em que, uma vez resolvida a questão de maneira adequada, a visita de Estado ocorra no mais breve prazo possível, impulsionando a construção de nossa parceria estratégica e patamares ainda mais altos”, diz ainda a nota.

Semanas antes, a presidenta havia cancelado a viagem de uma comitiva uqe prepararia a sua estadia nos EUA. No final de semana, Dilma realizou uma rodada de consultas com dirigentes políticos, como o ex-presidente Lula da Silva, o ex-presidente do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão e o ministro da Educação Aloizio Mercadante.

Apesar de não se reunir com Obama pessoalmente, a presidente irá aos Estados Unidos para participar da abertura da 68º Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, na próxima semana. Tradicionalmente, o chefe de Estado brasileiro faz o discurso de abertura do encontro de líderes mundiais. Segundo assessores, o tema da espionagem deverá ser abordado pela presidente, que vai criticar o monitoramento.

Segundo o porta-voz do governo Obama, John Earns, o presidente determinou uma ampla revisão de postura do serviço de inteligência norte-americano, mas o processo levará alguns meses para ser completado. Earnest disse que Obama está comprometido a trabalhar com a presidenta Dilma e sua equipe em canais diplomáticos para solucionar a fonte de tensão na relação bilateral. Ele ressaltou que os dois países desfrutam de uma parceria estratégica enraizada em valores democráticos comuns e no desejo de promover um grau avançado de crescimento econômico, e criação de empregos.

Seguido as denúncias de espionagem, o governo brasileiro deliberou uma investigação nas companhias telefônicas para ver se houve compartilhamento de dados ilegalmente. Junto com a Argentina, o governo brasileiro firmou um acordo de cooperação na área de defesa cibernética.  Ainda em 2013 será realizado um encontro para se debater defesa cibernética e em 2014 o Brasil concederá treinamento na área para oficiais argentinos.
Fonte:

Opera Mundi (http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/31263/sem+resposta+satisfatoria+dos+eua+dilma+confirma+adiamento+de+visita+oficial+a+obama.shtml)

Agência Brasil (http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-09-17/obama-lamenta-adiamento-da-visita-de-dilma-aos-eua)

Agência Brasil (http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-09-16/dilma-recebe-telefonema-de-obama-e-anuncia-amanha-decisao-sobre-viagem-aos-eua)

La diaria (http://ladiaria.com.uy/articulo/2013/9/que-miras/)

RT (http://rt.com/news/brazil-argentina-cyber-defense-879/)

RT (http://rt.com/news/brazil-postpone-president-visit-us-984/)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s