ONU reconhece aborto como direito humano


O Comitê de Direitos Humanos da ONU condenou, pela primeira vez, um Estado por não permitir o aborto. O órgão recomendou que o governo do Peru indenize uma mulher que, em 2001, foi impedida de abortar após constatar uma má formação no feto. A decisão histórica, anunciada no dia 18 de janeiro, implica a definição do aborto como um direito humano.

06-01-special_session_syria2

Foto: UN Photo / Pierre Albouy.

52 comentários

  1. O problema é que nos humanos se esquecemos de valores reais como o amor, compaixão ao próximo, respeito por outro da mesma espécie e ficamos nesse mundo frio aonde tudo tem perdão e seremos absolvidos mas na verdade oque falta em nossas almas pode não ser mais preenchido

  2. Sou contra o aborto porém sou a favor da liberdade. Porém cada caso é um caso. Sou a favor caso o bebê seja fruto de um estupro. Já se for fruto de uma relação concebida, sou contra, pois a mulher sábia dos riscos e não se preveniu, não tem o direito de tirar a vida de outra pessoa.

    1. O bebê é inocente de qualquer forma, seja em um ato sexual consentido ou não. O que muda é que quem deve julgar isso é quem engravidou e não você. Portanto, se você é contra o aborto por “matar” um bebê, você deve ser contra em todos os momentos.

  3. Sou contra o aborto, porém sou a favor da liberdade. Porém cada caso é um caso. Sou a favor caso o bebê seja fruto de um estupro. Já se for fruto de uma relação concebida, o bebê não tem culpa, pois a mulher sabia dos riscos e não se preveniu. Não tem o direito de tirar a vida de ninguém. Mas a decisão é da mulher, pois a criança poderia vir a se tornar mais um criança indesejada no mundo.

  4. Minha Pergunta A Aqueles Que Dizem que o Aborto em Todos os Casos É Uma Barbaridade,Vocês Gostariam de Ter Um Filho ANENCÉFALO Que Provavelmente Só Sentiria Dor Ao Nascer Pra Morrer,Se Ele Sobrevive-se e Chega-se a Vida Adulta Quando Os Responsáveis Morressem Eles não Poderiam Ter Uma Vida Normal,Não Digo Como Sofrer Preconceito,Mas Sim De Não Poder Realizar Tarefas Basicas. O Aborto Pela Religião É um Pecado,Eu Preferiria Viver Com Esse ”Pecado” De Realizar Um Aborto Alguém Que Nunca Poderá Viver com um Ser Normal A Viver Com A Lamentação de Ver A Dor de Um Ser Morrer Apos seu Nascimento ou Não Poder Ter Uma Vida Como Os Outros.

    1. mas vc não tem medo do que a evolução pode julgar como um “ser normal” ?…. pode -se chegar a conclusão que gays ,negros, loiros ou pessoas com QI baixo sejam anormais….e aí? aborta?…é preciso que haja uma discussão mais responsável sobre o assunto…pois aberta uma fresta ,logo a ventania abre de vez a janela….

    2. Você gostaria de ter algum ente querido com câncer terminal e vê-lo sofrendo e morrer em poucos meses? Tenho certeza que a resposta é não, mas você pode fazer dos poucos momentos da vida dele uma experiência agradável, se sentir e faze-lo sentir amor, invés de sacrifica-lo.
      Se existe uma anomalia genética gravíssima é caso de atenção da medicina e não de ignorar e simplesmente matar uma criança que não tem culpa de nada que aconteceu com ela.

    3. prá começar anencéfalo não vive, e pra terminar tive um e não me arrependo, somos livres para escolher tendo lei ou não. Qualquer mulher faz aborto no Brasil sem sem aprovado. Esse é o Brasil e esse é o povo brasileiro. Nada é pecado, tudo é consciência de cada um.

  5. Republicou isso em Alexandre Melo Franco Bahiae comentado:
    Em Fevereiro/2016 o Comitê de Direitos Humanos da ONU condenou o Peru por ter proibido uma mulher de fazer o aborto: o feto era anencéfalo. Ela tentou os meios judiciais mas não conseguiu fazer o procedimento, razão pela qual deve ser indenizada pelo Governo daquele país, decidiu o Comitê.
    Na decisão o Comitê fala, especificamente, no Aborto como um “Direito Humano”.

  6. sou contra totalmente ao aborto ,apesar de certas situações deveriam até ser analisada com rigor ,mas como disse o amigo ai no comentário começa com uma desculpa e depois tá abortando como loucas portanto o melhor remédio nesse caso é evitar tomandos todas as precauções ,aborto é crime é morte é tirar a vida de um inocente incapaz portanto pense antes de engravidar

  7. Legal é que as pessoas estão pouco se fodendo pra mãe ou pra criança.
    Estão supervalorizando uma vida que pode, e vai, ser extremamente miserável devido a uma miríade de problemas.
    Os “pró-vidas” dificilmente ajudam alguém que já nasceu, se por causa dessa falta alguém terminar virando um criminoso(afinal ninguém nasce mau) a primeira coisa que querem fazer é MATAR.
    Hipocrisia é uma das coisas mais nojentas que existem. É um câncer em meio ao pensar.
    “Estão impondo o ideal deles”.
    Não, vocês é que estão fazendo isso.
    Aliais, alguns países que liberaram o aborto tiveram um aumento na taxa de natalidade.

  8. Quem a ONU se julga ser para aprovar ou condenar alguma coisa como sendo direito humano? Um grupo que pretende impor sua ideologia guela abaixo da humanidade.

    1. Se julga ser apenas o foro onde os 194 estados membros tomam decisões sobre temas candentes para a humanidade, só isso…
      Você acha pouco, né? Os dogmas da sua igreja são mais representativos, certamente…

      1. Desculpe-me Ivano, mas seu posicionamento é um tanto quanto errôneo. Sou Cristão – Católico e apoio o aborto, uma vez que os preceitos de minha igreja não podem/devem influenciar algo em âmbito político.
        Não é a Igreja que impõe sua ideologia, mas sim os seus membros que são obcecados por correr do pecado e etc… A Igreja por si só é uma instituição universal que possui dogmas, apenas isso. Se for para brigar, brigue com a pessoa que pertence a tal religião e que queira impor as leis da sua igreja no âmbito político. Mas jamais critique a Igreja por si só. Ela não possui culpa, os homens e mulheres que a representam sim, possuem culpa da ignorância que cometem ao querer impor isso para toda uma nação.

  9. Vale a pena ler a matéria completa antes de julgar a decisão da mãe. Não se trata de uma má formação comum, mas de uma má formação congênita rara e extremamente grave. O feto foi diagnosticado com anencefalia (ausência parcial ou total do encéfalo), é uma patologia letal e o bebê não sobreviveria após o parto nesse caso.

      1. Se é meu corpo minhas regras, vale também para o corpo da criança lá dentro. A criança não faz parte do corpo da mulher e portanto tem direito à vida, a não ser que comprovada a total inviabilidade de vida fora do útero. Senão é assassinato na alta, infanticídio.

    1. Como espírita sou contra o aborto! A menos que a vida da mãe esteja em risco. Pois eh melhor que se mantenha em uma vida já em curso! Mas um ser q vem ao mundo com má formação não é ” castigo” como parece! Algo ele fez em sua vida passada que destruiu a região cerebral do perispírito e a mãe que o recebeu em seu ventre TB pode ter tido ou algo a ver com o acontecido.

  10. Como pode a autorização para matar ser um direito humano. Qual o critério de deficiência para permitir esse assassínio? Iniciamos com anencéfalo, depois microcefalia, depois se não tiver uma perna e depois por conta do sexo e depois….. Deveria contar o direito humano do feto tbm.

    1. “En 2001 por una joven peruana de 17 años que reclamaba su derecho al aborto después de que los médicos de un hospital de Lima diagnosticaran a su hijo anencefalia, una malformación congénita que supone la carencia de parte del cerebro.
      Aconsejada por los médicos, la joven quiso abortar al bebé pero la legislación del país no lo permitía. Finalmente tuvo a su hijo que vivió durante 4 días. En 2005, se presentó una denuncia ante el Comité de Derechos Humanos de la ONU en nombre de la joven alegando que se habría atentado contra sus derechos al no poder abortar al bebé y que como consecuencia de esta decisión había sufrido una fuerte depresión.”

      Um bebê sem parte ou todo o cérebro nao pode sobreviver, por quê obrigar uma mulher a esperar 9 meses pra ver seu filho morrer? De uma maldade imensa!

    2. Pois eh… as pessoas acham que têm mt discernimento e sabedoria para escolher quem deve e quem nao deve morrer. Quem somos nós para decidir quem deve morrer? Seres perfeitos?? #abortoéassassinato

  11. Direito humano??
    É “direito humano ser abortado”?
    Então todo feto q tenha uma má formação deve ser abortado?
    Agora então o mundo será apenas dos “ditos perfeitos”? E dos que se dizem sem preconceito algum? E não é um tremendo e covarde assassinato, e não é um terrivel preconceito destruir, matar um feto, porque ele tem, sem ter escolhido uma má formação? E o amor desta mãe só existiria se a criança fosse perfeita?
    Esta mesma mãe, se por ironia do destino, tivesse um outro filho, que por doença ou acidente, se tornasse um deficiente, também teria o direito de mata lo e o governo apoiaria??
    Indignada com o rumo que tomou, os seres que se dizem “humanos”!!

    1. Como respeito a sua forma de pensar, respeito outras formas de pensar também. O ser humano é complexo e a vida mais ainda. Não podemos julgar e muito menos impor nossas ideologias ! Só para uma reflexão, como você agiria se sua filha ou irmã fossem estrupadas, gerando esse estrupo uma criança? Aém de tudo, descobrisse que o estrupador tinha uma série de problemas mentais,transmissiveis para o feto. Sua filha, desesperada com toda a situação, entra em depressão e tenta o suicidio. Você contesta o aborto da sua filha e ela se suicida! O que você sentiria?
      Este e só um dos casos possíveis! Muitos outros horripilantes levam mulheres a cometer o aborto! Por outro lado, vejo desumanidade em abandono de bebês, abandono de crianças, abandono de mães e pais dentro de casa e outros tantos que acontecem por ai diariamente!
      Um outro ponto importante: até onde a mulher não tem direito a decidir sobre seu Até onde tem que ser um depositório de semem e feto?
      Não acredito que mães e pais em condições normais rejeitem um filho!
      O que precisamos , só às vezes, é nos colocarmos no lugar do outro! Como o ser humano só julga através do seu proprio umbigo, alguém tem que proteger este outro. Acho que é esse o papel da ONU aqui!

    2. Dependendo Da Má Formação O Ser Apenas Sentiria dor e Limitação,seria excluído da sociedade ipocrita e preconceituosa que infelizmente existe mas alen disso que é apenas um detalhe,quando seus responsáveis morressem porque eles vão o ser sera incapacitado de viver nao consigira realizar as coisas,assim causando dor emocional a ele(a)

    3. Que estupidos….ter o DIREITO de abortar não quer dizer que todos IRÃO abortar. Não que dizer que qualquer pessoa que tenha um feto com alguma deficiência VAI abortar. A escolha é de cada um. O que não é justo é você impor a SUA ideologia com uma coisa que OUTRA pessoa que vai ter que conviver todos os dias. Se ela escolher conviver todos os dias com o fato de que interrompeu uma gravidez seja lá por que motivo for, a escolha é DELA.

  12. Que absurdo! Direito humano? E as pessoas que hoje possuem alguma má formação? Seria chegar pra elas e dizer, a onu decidiu que você não precisava ter nascido, que a sua mãe poderia ter te matado! Grande calamidade!

    1. Aqui só se fala na mãe, mas e o pai da criança, que já abortou antes, desamparando a mulher, dando as costas para a situação? Ninguém fala do pai, essa figura não existe, falou de filho todo mundo só cobra da mulher.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s