Cursos

O ISAPE oferece cursos sobre temas de Relações Internacionais, Estudos Estratégicos e afins. Estes cursos têm como objetivo a difusão de temas pesquisados pela instituição e sua divulgação para públicos específicos ou o esclarecimento e educação para público amplo em temas relacionados à Relações Internacionais e Estudos Estratégicos. Os cursos do ISAPE também estão disponíveis para a realização em conjunto com parceiros e/ou clientes, tendo completa disponibilidade para a encomenda e adaptação de conteúdos específicos à depender da demanda. Abaixo estão relacionados alguns cursos ministrados pelo ISAPE:

 

Curso de Geopolítica da EnergiaOnline

Ministrado pelo Prof. Dr. Lucas Kerr de Oliveira, (Relações Internacionais/UNILA). O curso tratou do papel dos recursos energéticos na estratégia das grandes potências. Destaque à questões como a geopolítica do petróleo, as guerras por recursos energéticos, a corrente transição energética e tecnológica e as fontes de energia renováveis.

Curso Watchmen e a Filosofia

Ministrado pelo Prof. Dr. José Quedi Martins (Relações Internacionais/UFRGS) o curso trata sobre temáticas e personagens da franquia Watchmen à luz da Filosofia. O objetivo é despertar a suscetibilidade para a importância da filosofia e da ética através da linguagem dos quadrinhos, desenvolvendo uma proposta pedagógica que empreste um conteúdo lúdico a temas áridos, valendo-se dessa abordagem para aproximar academia e sociedade.

Curso Game of Thrones e a Filosofia – EAD2013 Cartaz GoT 13112013

Ministrado pelo Prof. Dr José Miguel Quedi Martins (Relações Internacionais/UFRGS) e professores convidados, o curso promoveu o debate de temas como Filosofia e Política para a comunidade em geral, utilizando-se de ferramentas lúdicas, nesse caso, a obra de George R.R. Martin, “As Crônicas de Fogo e Gelo” e do seriado de televisão, “Game of Thrones”.

Curso Diálogos Além da Muralhacabe㌢lho.png

Ministrado pelo Prof. Me Athos Munhoz Moreira da Silva (Instituto Confúcio/UFRGS) o curso busca promover o contato do público brasileiro com temas referentes à China em diversos aspectos, incluindo sociedade, cultura, economia, relações internacionais e estudos estratégicos. Além disso, tem como objetivo incentivar a pesquisa acadêmica sobre a China e encorajar a reflexão a respeito de temas relevantes para a parceria Brasil­-China. Assim, visa contribuir para a formação de uma massa crítica a respeito da China no Rio Grande do Sul e no Brasil, que colabore para o estabelecimento de relações profundas e maduras entre Brasil e China.