Eventos

O ISAPE promove uma variedade de eventos, incluindo seminários, debates, ciclos e palestras seja como realizador, parceiro, apoiador ou promotor. Os eventos visam difundir, em intervenções pontuais, temas pesquisados pelo ISAPE e propostas de formulações em políticas públicas. Nestes eventos promove-se a construção de um espaço de debate e socialização, em que os participantes possam trocar experiências, e promover o fluxo de conhecimento entre a academia, a iniciativa privada e o setor público. Hoje o ISAPE tem como principal evento o Seminário Casas de União, voltado para a proposição de políticas públicas entre os entes federados. A seguir uma breve descrição do Projeto Casas de União e dos últimos eventos promovidos pelo ISAPE:

Seminário Casas de União

Banner Casas de Uniao III

Projeto que teve início em 2013, as Casas de União sintetizam propostas institucionais para o planejamento, a articulação e a orientação administrativa, tendo enquanto finalidade a execução associativa de serviços públicos. Neste sentido, as Casas de União são uma proposta de mediação entre os possíveis partícipes de consórcios públicos e convênios de cooperação. Com elas oportuniza-se uma melhor prestação de serviços ao cidadão através da capilarização da administração em seus diversos níveis (Federal, estadual, municipal), materializando, assim, o princípio do Federalismo Cooperativo.

O Seminário Casas de União teve sua 3ª edição no ano de 2015, já possui sua primeira publicação [link], e conta, desde sua primeira edição, com o apoio da Escola da Advocacia Geral da União (EAGU); da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME); do Centro de Estudos Internacionais sobre o Governo da UFGRS (CEGOV/UFRGS) e da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS (FCE/UFRGS).

Ciclo Revoluções Coloridas no século XXIRevolucoes Coloridas Cartaz 03.png


Ministrado por diversos Professores convidados o ciclo buscou realizar análises referentes às chamadas Revoluções Coloridas, da Primavera Árabe à Ucrânia. As exposições procuraram expor, durante três dias, o impacto destes eventos no Sistema Internacional, sua relação com as antigas e as novas mídias e os possíveis desdobramentos para o Brasil.

Painel ISAPE: Visões Sul-Americanas sobre a Nova Ordem GlobalPainel_ISAPE_08-05

O I Painel ISAPE, contou como painelistas o Prof. Dr. Paulo Fagundes Visentini (Relações Internacionais/UFRGS); o Prof. Dr. Marco Aurélio Cepik (Relações Internacionais/UFRGS); o Prof. Dr. José Miguel Quedi Martins (Relações Internacionais/UFRGS) e o Prof. Dr. Lucas Kerr de Oliveira (Relações Internacionais/UNILA). O evento foi realizado em parceria com o Santander Cultural e buscou apresentar para a sociedade a visão da academia e do ISAPE sobre os novos desafios enfrentados pelo Brasil diante do novo cenário internacional. Além disso, o evento marcou o lançamento da série “Cadernos ISAPE”, cujo primeiro volume se intitula “Relações Internacionais Contemporâneas 2012/2″.

Curso de Extensão em Defesa Nacionalcurso_defesa

O Curso de Extensão em Defesa Nacional (CEDN) é uma atividade promovida pelo Ministério da Defesa em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o país. Sua décima edição foi realizada em parceria com a UFRGS, e o ISAPE figurou entre os apoiadores, conjuntamente com o Centro de Estudos Internacionais sobre Governo da UFRGS (CEGOV/UFRGS), o Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais da UFRGS (PPGEEI/UFRGS) e o Centro Estudantil de Relações Internacionais da UFRGS (CERI/UFRGS).

Demais Eventos

O ISAPE apoiou a realização de diversas palestras com os mais variados parceiros, a seguir listam-se as últimas realizadas: “ Dissuasão e Coerção: O Papel do Poder Aéreo” com o Cel Av Mauro Siqueira; “Atuação do Ministério da Defesa no Conselho de Defesa Sul Americano” com o Gen Ex José Carlos de Nardi; “Participação das Forças de Segurança no Complexo da Maré (RJ): A Visão de um Comandante” com o Ten Cel Carlos Eduardo de Franciscis.