Pesquisa e Extensão

No que tange à pesquisa, o ISAPE organiza em linhas de pesquisa e Grupos de Trabalho compostos por seus associados que se distribuem por temas como Integração Sul-Americana, Capacidade Estatal, Transição Tecnológica, Relações entre a Mídia e o Poder, entre outros. Estas linhas e GTs desenvolvem-se, no âmbito coletivo, principalmente em atividades de extensão que, apesar de ter como principal foco os seus associados, estão abertas a interessados e parceiros. O ISAPE possui atividades de extensão que buscam dar um melhor aproveitamento às especialidades dos pesquisadores e incrementar a produção de cursos, livros, palestras e artigos acadêmicos.

Oficina de Estudos Estratégicos

A Oficina de Estudos Estratégicos (OEE) procura aproximar Universidade e comunidade, objetivando estimular a discussão e acerca dos Estudos Estratégicos, mediante seminários temáticos de caráter multidisciplinar. Ponto de encontro entre todos os associados do ISAPE, na Oficina debatem-se suas atividades correntes e temas referentes a Relações Internacionais, Segurança Internacional e Política Externa, fomentando a autonomia intelectual dos participantes e a sinergia entre Universidade e sociedade em relação aos Estudos Estratégicos.

Oficina de Estudos sobre a China e o Leste Asiático

Trata-se de um espaço de discussão, produção intelectual coletiva e troca de experiências sobre temas pertinentes às relações internacionais da China e dos demais países do leste asiático sob o prisma da Política Externa e de Segurança. A Oficina de Estudos sobre a China e o Leste Asiático têm por objetivo propiciar a discussão da Política Externa e de Segurança da China e dos países do Leste Asiático a partir de quatro pilares analíticos: Instituições, Segurança, Economia e Cultura.

Oficina de Estudos sobre Guerra e Mídia

Refere-se de um espaço de discussão, produção intelectual coletiva e troca de experiências sobre temas relacionados ao fenômeno da guerra e sua interface com as mídias – televisão, cinema, internet – e os impactos na política interna e externa dos Estados. A Oficina de Estudos sobre Guerra e Mídia têm por objetivo a discussão de como os meios de comunicação são instrumentalizados no contexto de conflitos internacionais.

Oficinas Temáticas: As Oficinas Temáticas são um desdobramento da Oficina de Estudos Estratégicos (OEE) que adquirem autonomia nesta segunda edição. Elas terão três eixos: (i) Federalismo e Reforma do Estado; (ii) Xadrez e Digitalização; (iii) Defesa e Desenvolvimento. As Oficinas Temáticas objetivam facilitar a disseminação do debate e a ampliação do público interessado em Estudos Estratégicos, potencializando a participação destes na redação de trabalhos e formulação de artigos.

Programa de difusão do conhecimento sobre a China

Feito em parceria com o instituto de Letras da UFRGS, objetivou promover estudos internacionais sobre a China entre o universo acadêmico e a sociedade em geral, destacando ao público sul-americano a relevância do tema. Acesse mais detalhes aqui.